A Paróquia Senhor da Paz
Origens
No dia 20 de março de 1967, Dom Eugênio Sales de Araújo, Administrador Apostólico da Arquidiocese de São Salvador, acolheu ao Padre José Fierens (58 anos) recentemente chegado da Arquidiocese de Antuérpia-Bélgica, onde foi hospedado no Convento da Lapa. Ao Pe. José Fierens foi confiado a construção de uma nova paróquia, que seria desmembrada da Paróquia de Cristo Rei e São Judas Tadeu. Em junho do mesmo ano, chegaram duas religiosas enfermeiras da Congregação da Divina Providencia - Bélgica, as irmãs Maria e Alicia, que logo iniciaram reuniões de formação para as celebrações de Batismo e de 1ª Eucaristia. As missas dominicais eram realizadas em uma casa da Avenida Barros Reis, que também servia de escola municipal.
![]() | ![]() |
---|---|
![]() | ![]() |
Para a construção da nova Capelania, a Associação Beneficente 13 de outubro do Bairro do Sertanejo, representada pelo casal Sr. Alfredo Agle e sua esposa Dnª. Adélia Habib Agle, doaram de um terreno localizado na Rua Esteves de Assis a Paróquia de Cristo Rei e São Judas Tadeu. Em dezembro de 1967 era possível realizar algumas celebrações na nova capela, que faltando a conclusão do telhado e por causa das chuvas não foi possível celebrar neste ano a Missa do Galo.
Em julho de 1968, atendendo pedido da Ir. Maria, que tanto dedicou sua vida ao bairro popular do Sertanejo; foi inaugurada a Capela Nosso Senhor da Paz por Dom Eugenio Sales, Arcebispo de Salvador. No mesmo mês, a Arquidiocese de São Salvador, representada pelo Pe. Gaspar Sadoc da Natividade, realizou a compra da casa nº 18 na Rua 10 de Novembro, que seria utilizada de Centro Catequético e Promoção Social. Em novembro do mesmo ano começou a ver os primeiros frutos da catequização paroquial, em quatro domingos seguidos, realizou-se a Primeira Comunhão das crianças da catequese.
No primeiro semestre de 1969, com a ajuda financeira de sua congregação na Bélgica, Ir. Maria começou a construção da casa paroquial atrás da capela, ficando pronta no final do mês de julho. Também foi criada oficialmente a Paróquia de Nosso Senhor da Paz do Sertanejo, sendo desmembrada definitivamente da Paróquia Cristo Rei e São Judas Tadeu e foi estabelecido o território paroquial e seus limites que inicialmente abrangia todo o Bairro chamado Alto do Cruzeiro do Pau Miúdo. Desde o início da paróquia fundou-se o primeiro Praesidium da Legião de Maria, que se reunia todos os domingos na casa paroquial.
Em janeiro de 1970, fundou-se a Associação de Ajuda Médica com 330 sócios; as consultas eram realizadas três vezes por semana, os sócios eram atendidos por dois médicos auxiliados por dois estudantes de medicina que estavam no seu último ano de estudos. Ainda no mesmo ano a Associação de Ajuda Médica, foi considerada pelo Assembleia Legislativa de Salvador como Utilidade Pública, foram criados seus estatutos que definiram que o objetivo da Associação era a Promoção Humana dos sócios e do Bairro de Pau Miúdo; contendo atividades de Evangelização, Assistência Médica e Social e promovendo o Ensino. Assim a Associação passou a se chamar de “Ação Social do Sertanejo”. Também foram realizadas nas paredes externas da paróquia a pintura do Quadro de Cristo Ressuscitado, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Rainha da Paz. Por dentro do templo foram pintados a Última Ceia de Nosso Senhor da Bahia e as frases “Espirito de Deus” e na pia batismal “Unção dos Cristãos”, no ambão “Palavra de Deus” e no altar “Cordeiro de Deus”. Aberta todo o dia, a paróquia era visitada por católicos e não católicos surpreendidos com a nova estética do templo, que era chamada popularmente de “Igreja Renovada Pós-Conciliar”. Maio de 1971 foi construída uma de torre de 8 m de altura e colocado o sino de 70 kg, que foi fundido em Santo Amaro.
Capela Bom Pastor e OPAZ
Desde final de 1971 iniciou-se a negociação para comprar uma casa na Rua Osvaldo Cruz, para ser reformada e servir de capela, que seria chamada de Bom Pastor do Alto do Cruzeiro. No dia 17 de dezembro de 1972 a Capela do Bom Pastor foi inaugurada pelo Mons. Gaspar Sadoc da Natividade. Ainda em dezembro de 1972 foram criados os estatutos da OPAZ – Obras Paroquiais do Senhor da Paz, tendo como objetivo: Uma paróquia com todos seus serviços pastorais, educacionais e sociais, renovada, organizada e administrada de um modo cientifico e conforme as leis civis e trabalhistas. Inicialmente a OPAZ atendia 820 famílias.
No dia 26 de janeiro de 1974, foi comprado a casa de nº 10 da Rua Osvaldo Cruz, lado direito da Capela Bom Pastor, sendo reformada e ampliada para uso pastoral da capela, também foi construída uma torre pequena para ser colocado um sino. Em junho do mesmo ano, realizou a compra de outra casa, Rua Osvaldo Cruz nº 9, conhecida como oficina; ela foi reformada e transformada em Salão Paroquial. Ainda no mesmo ano a OPAZ, foi reconhecida como Serviço de Utilidade Pública Municipal e Estadual pelas Leis nº 2.727 de 19.9.1975 e Lei 3.423 de 1.12.1975.
Em 1976 por meio de um convenio com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Salvador, foi criada de modo provisional a Escola Paroquial Senhor da Paz na Rua 10 de novembro nº 18. Mas foi oficialmente inaugurada no dia 1º de março de 1978 com o nome de Escola Municipal Senhor da Paz, sob responsabilidade paroquial. Também foi comprado um terreno em Saboeiro para a construção do Lar da Criança Desamparada, que mais tarde foi desapropriada para a construção do Hospital Roberto Santos.
.jpg)
Capela Nossa Senhora Rainha da Paz e Primeira Visita Pastoral
No mês de julho de 1981 foi comprado um terreno na Avenida Barros Reis nº 18, um casarão velho que serviria de futura sede do Santuário dedicado a Nossa Senhora Rainha da Paz. Em março de 1982 deu-se início às celebrações dos 15 anos da criação da Paróquia do Senhor da Paz; tendo como atividade principal a inauguração do santuário a Nossa Senhora Rainha da Paz, no domingo 5 de agosto de 1982. Na ocasião foi criado o terceiro Praesidium da Legião de Maria com o nome de Nossa Senhora da Boa Vontade. Também no dia 17 de dezembro foi celebrado os 10 anos da criação da Capela Bom Pastor.
Nos dias 2, 3 e 30 de julho de 1983 foi realizada a primeira Visita Pastoral Canônica na matriz e capelas, a visita teve seu início às 15 horas do dia 2 com a presença do Senhor Vigário Episcopal Frei Calixto Bersjan e com o Pe. José Fierens e foi concluída às 20 horas do dia 30 com a Santa Missa presidida por Dom Avelar Brandão Vilela, Cardeal Arcebispo de São Salvador e concelebrada com Frei Calixto Bersjan e Pe. José Fierens. Em sua homilia Dom Avelar, deu uma palavra de apoio ao Pe. José e enfatizou a responsabilidade cristã de toda a comunidade, especialmente a dos missionários, leigos que receberam após a Santa Missa a imposição de mãos e foram enviados para a missão de setembro e o Congresso Eucarístico Regional.
Jubileu de Ouro de Pe. José F. - Segunda visita Pastoral - Pe. André Blaskiewicz e Pe. Álvaro Geraldo
No dia 24 de fevereiro de 1985, foi celebrado uma missa em ação de graças pelos 50 anos de sacerdócio de Pe. José Fierens. De 11 a 19 de julho de 1987 realizou-se as comemorações do 20º aniversário da criação da Paróquia de Nosso Senhor da Paz, na missa das 19:30 h; o encerramento das festividades ocorreu no dia 19 às 17:00 h com a Santa Missa presidida por Dom Tomás G. Murphy, na ocasião foi conferido o Sacramento da Confirmação a alguns jovens da comunidade. Em agosto de 1988 foi realizada a segunda Visita Pastoral Canônica por Dom Frei Lucas Moreira Neves, em esta ocasião Dom Lucas falou sobre a alegria de estar nesta comunidade pela 1ª vez, prometendo retornar para conhecer melhor as obras paroquiais e conferiu o Sacramento da Confirmação a 11 jovens da paróquia.
Para atender as necessidades pastorais de nossa paroquia e das capelas e à pedido do Pe. José Fierens, no dia 8 de dezembro de 1995, na Festa da Imaculada Conceição o Pe. André Blaskiewicz, da Arquidiocese de Cracóvia foi nomeado administrador paroquial por Dom Frei Lucas Moreira Neves, Arcebispo de São Salvador da Bahia. Pe. André ajudou nas atividades paroquiais até o dia 6 de agosto de 2011, que foi realizada uma missa de Ação de Graças e de envio de Pe. André para outra missão na China. Na mesma ocasião o Cônego Álvaro Geraldo Teixeira foi nomeado administrador paroquial pelo então Arcebispo de São Salvador Dom Murilo S.R. Krieger.
Pe Ligivaldo Conceição e Terceira Visita Pastoral
Na manhã do dia 21 de março de 2012, recebemos ao Pe. Ligivaldo Conceição dos Santos como vigário paroquial, foi feito um almoço de boas-vindas e na manhã do dia 22 celebramos uma missa festiva com muitos representantes e lideranças das pastorais e movimentos da paróquia.
Nos dias 1 a 3 de abril de 2016, foi realizada a terceira Visita Pastoral Canônica por Dom Gilson Andrade da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador a pedido de Dom Murilo S.R. Krieger, coincidindo com as festividades em honra ao Senhor da Paz, titular da paróquia. A visita foi aberta com a celebração eucarística no dia 1de abril às 19 h, no dia 2 foi dedicado a visitas aos enfermos de 14 às 17 h, no final da tarde com encontro com as pastorais e movimentos: Catequese, Pastoral do Dízimo, Juventude, Legião de Maria, Terço dos homens e Caminho Neocatecumenal. Na comunidade do Bom Pastor houve um encontro para dialogar sobre as atividades pastorais. No dia 3, aconteceu um encontro com comunidade paroquial, momento que Dom Gilson explicou o sentido da visita pastoral, também os participantes tiveram a oportunidade expor perguntas e sugestões quanto a vida pastoral da matriz e capela. A visita encerrada com a celebração eucarística solene às 17 h, Festa do Senhor da Paz seguida de uma procissão.
Pe. Frederico Tupinambá e Jubileu de Ouro da criação da Paróquia
No dia 20 de abril de 2018, aconteceu às 20:30 h na igreja matriz Senhor da Paz, a celebração eucarística com a solene posse como pároco de Pe. Frederico Tupinambá Moreira, presidida por Dom Estevam dos Santos Silva Filho, Bispo Auxiliar e Vigário Geral da Arquidiocese de São Salvador.
Por motivo das comemorações de 50 anos da criação da Paróquia Senhor da Paz, no dia 27 de outubro de 2019, foi celebrado uma missa solene presidida por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, Arcebispo de São Salvador e concelebrada pelos Pe. Frederico Tupinambá e Pe. Ângelo Magno pároco da Paróquia Santana do Rio Vermelho. Na ocasião, também foi reinaugurado o salão paroquial em homenagem ao fundador de nossa paróquia o Pe. José Fierens.

Continuando as comemorações do jubileu de ouro da paróquia, no dia 19 de dezembro de 2021 foi inaugurada a nova capela do Bom Pastor, houve uma missa presidida pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador, que em sua homilia ressaltou a importância da capela para a comunidade, após a celebração o pároco Pe. Frederico agradeceu ao Sr. Bispo sua presença e a colaboração de todos os membros da comunidade que trabalharam durante 20 anos para ver este sonho se tornar realidade. Encerrada as atividades religiosas foi oferecido um café da manhã para todos os presentes.
Terceira Visita Pastoral e posse de Pe. Adriano Albino
Nos dias 2, 3 e 5 de fevereiro de 2022 foi realizada a terceira Visita Canônica a Paróquia Senhor da Paz, por Dom Valter Magno Carvalho, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador e o Pe. Antônio Ademilton de Santa Bárbara, Chanceler do Arcebispo; a pedido do Senhor Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Salvador. Um dos aspectos que foi trabalhado nesta visita foi a Proposta da Igreja no processo do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade, que acontecerá em Roma em 2023. O Tema do Sínodo: Para uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão. Os paroquianos foram exortados a se envolverem acolhendo as propostas arquidiocesana, também tiveram a oportunidade de apresentarem a sua visão pastoral da paróquia.
No dia 8 de abril de 2022 realizou-se na missa das 18 h a posse do atual pároco, Pe. Adriano Albino de Castro; a santa missa foi presidida pelo Sr. Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo Metropolitano de São Salvador. Durante a celebração nosso novo pároco, fez as renovações das promessas sacerdotais, fez o juramento de fidelidade à Santa Igreja e também recebeu os objetos que simbolizam a missão de novo pastor da comunidade paroquial.
%2020_22_16.jpg)
Pe. Adriano é natural do estado de São Paulo, formado no Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater de Brasília, ordenado no ano de 2009; foi vigário paroquial na Paróquia [...] em Brasília e antes de vir a esta paroquia esteve como pároco na paróquia [...] em Boston- Estados Unidos. Na Arquidiocese de São Salvador – Bahia, auxiliou nos trabalhos pastoral na Paróquia [...] em Salinas da Margarida e Paróquia Santo Antônio em Cosme de Farias.
Fonte: Livro Tombo da Paróquia Senhor da Paz